Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/18 às 9h40 - Atualizado em 27/06/18 às 9h40

Secretaria de Saúde lança Rede de Inovação

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde

 

Rede InovaSES foi lançada nesta terça-feira (26) – Foto – Breno Esaki, da Agência Saúde

 

Fomentar e viabilizar a inovação, com foco na valorização das pessoas, no conhecimento e no compromisso com os resultados do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal. Este é o objetivo principal da Rede de Inovação InovaSES, lançada nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

 

A proposta é que a rede seja formada, principalmente, pelos servidores da pasta, com a colaboração de outras instituições governamentais ou parceiros.

 

“Temos investido muito em inovação. Sabemos que o atual sistema é insustentável, a médio e longo prazos. Os problemas que a Secretária de Saúde enfrenta se arrastam há muitos anos e precisam de soluções. Vamos proporcionar uma estrutura capaz de identificar boas ideias, de forma que elas saiam do papel”, frisou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, durante a solenidade de lançamento do InovaSES.

 

Secretário Humberto Fonseca e o presidente da CLDF, Joe Valle, durante o lançamento do InovaSES – Foto: Breno Esaki, da Agência Saúde

 

EMPREENDEDORISMO – O chefe da pasta lembrou que o InovaSES surgiu de outro projeto inovador, que foi o Papo de Saúde. “A finalidade era oferecer aos servidores um espaço para conversar diretamente com o secretário de Saúde, trazer novas ideias e a Rede Inovação foi uma delas”, disse, ao se referir à idealizadora do projeto, a coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da Secretaria de Saúde, Márcia Blumn.

 

Segundo ela, o InovaSES contará com laboratório, o LAB InovaSES, um ambiente físico de inovação, também inaugurado nesta terça-feira. Márcia Blumn revelou: “Na sala, ocorrerão oficinas para despertar uma postura de empreendedorismo no servidor e incubação de projetos transformadores de produtos e serviços”.

 

Também foi criado o portal www.inova.saude.df.gov.br, canal destinado a promover a gestão do conhecimento. “Já estão em andamento ações para a formação de uma rede de servidores empreendedores na Secretaria de Saúde. Eles atuarão como facilitadores”, complementou Márcia.

 

Espaço LAB InovaSES terá oficinas para servidores – Foto: Breno Esaki, da Agência Saúde

 

HONESTIDADE – Durante o evento, foi lançado o “Projeto Picolé para todos”, que consiste em valorizar a honestidade ao disponibilizar um freezer com picolés em frente ao auditório da SES. A proposta é que o servidor compre e pague o gelado, depositando R$ 2 na urna. O troco ficará acessível aos compradores em uma caixinha.

 

Cada um fará sua aquisição sem a existência de um vendedor ou vigilância por câmeras para controlar a entrada e saída de dinheiro e picolés.

 

O projeto foi desenvolvido pelo professor de ciências do Serviço Social da Indústria (SESI) do Distrito Federal, Thiago Costa, com o propósito de despertar o valor da honestidade. “Iniciamos as atividades no SESI. Depois, ampliamos para algumas escolas, como a Escola Classe 46, de Ceilândia, onde a taxa de honestidade chegou a 97%”, contabilizou o professor.

 

O evento de lançamento do InovaSES contou, ainda, as participações do controlador geral do Distrito Federal, Lúcio Pinheiro, e do presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Vale. Ambas as instituições desenvolvem laboratórios semelhantes ao lançado pela Secretaria de Saúde.

 

FINALIDADE – As ações desenvolvidas pelo InovaSES se propõem a desenvolver competências para inovação, no âmbito institucional; disponibilizar ferramentas, técnicas e métodos de inovação; comunicar e realizar eventos, ações e publicações sobre inovação; estabelecer parcerias relacionadas à inovação; apoiar, de forma colaborativa, ideias, experiências e projetos inovadores de servidores, unidades e parceiros; e promover estudos e pesquisas relacionados à inovação para a melhoria de processos e serviços.

Inova SES - Governo do Distrito Federal

Rede de Inovação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal